|
terçado de músico, do plano de uniformes de 1852 |
Não há muitas informações sobre a adoção do terçado de músico no Exército. Ele já aparece no plano de uniformes de 1852, de forma que cremos que ele tenha sido adotado por volta desta data, permanecendo em uso até meados do século XX. Inicialmente, era usado por membros das bandas de cada batalhão ou regimento do exército que, em combate, atuavam como maqueiros para seus companheiros combatentes, necessitando para isso de uma arma de defesa pessoal.
|
Punho do terçado de músico. Acervo do Museu Histórico Nacional |
Os mestres das bandas, tambores-móres e músicos de maior qualificação assemelhados a estes usavam, inicialmente, um terçado mais elaborado, mais este costume caiu em desuso, provavelmente com a sistematização e simplificação dos uniformes adotada na década de 1860. Após esta data, todos os músicos passaram a usar o mesmo terçado, aqui ilustrado.
Não há diferenças maiores entre o terçado de músico do Império e da República, a não ser que há diversos exemplares com as lâminas cromadas, o que indica peça fabricada após o terceiro quartel do século XIX, ou seja, peças provavelmente republicanas, mas não podemos afirmar isso com certeza.